25/05/2012

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NO ALEMÃO E BRÁS DE PINA - DIAS 25 E 26/05.


Profissionais de saúde da CAP3.1 estão vacinando contra gripe nos dias 25 (começaram hoje) e 26/05 (sábado) de 8 às 16h, nos seguintes postos de vacinação:

25/05 (6ªfeira) - Teleférico do Alemão na Estação do Itararé

26/05 (sábado) - Estações do Teleférico de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé, na Praça do Conhecimento em Nova Brasilia e na Paróquia Santo Antônio de Categeró (Estrada do Quitungo – Brás de Pina).

Serão vacinados idosos acima de 60 anos, os Profissionais de Saúde, as Gestantes e as crianças de até dois anos de idade.






 





24/05/2012

Dia do Desafio - dia 30/05/2012

A Assessoria de Atividade Física / SPS convida as CAPs e todas as Clínicas da Família e Unidades de Saúde para participarem do Dia do Desafio em parceria com o SESC.

O Dia do Desafio, realizado no Brasil desde 1995 e coordenado desde 1998 pelo SESC, é uma campanha mundial de incentivo a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Esse ano o Dia do Desafio acontecerá no dia 30/05 (quarta feira).

No Dia do Desafio, o objetivo é mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física a fim de propor uma mudança simples no hábito de vida e com isso melhorar a qualidade de vida. Diante disso, solicitamos a indispensável parceria das CAPs para que divulguem essa Campanha nas Unidades para que participem desse dia que é comemorado no mundo inteiro!

Sugerimos que as atividades já desenvolvidas nas Unidades sejam direcionadas para esse evento.

O importante é computar o número de participantes para a nossa cidade pontuar!

Vamos procurar fazer desse dia uma busca pela qualidade de vida! Inserir o hábito de 15 minutos diários de alguma atividade física poderá fazer diferença no futuro.

Contamos com a participação de TODOS! Obrigada.

Junia Cardoso
Assessoria de Atividade Física
Superintendência de Promoção de Saúde
Subsecretaria de Promoção de Saúde, Atenção Primária e Vigilância em Saúde
...............................................

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Caminhadas, passeios ciclísticos;
- Alongamentos, dinâmicas nas salas de espera, nos locais de trabalho, etc;
- Gincanas, jogos e brincadeiras;
- Dança e atividades alternativas.

REGISTRO DE PARTICIPAÇÕES
Esta é uma importante etapa na realização do Dia do Desafio. Todas as Unidades participantes devem registrar o nº de pessoas envolvidas nas atividades. Os registros de participação devem ser feitos até as 18 horas do mesmo dia (30/05/2011). Após esse prazo não poderemos computar mais os resultados da participação para a cidade.

Todos os dados coletados durante as atividades devem ser repassados pelas Unidades direto para o email: andreamedrado@sescrio.org.br

MATERIAL GRÁFICO PARA ORGANIZADORES
Os links para download direto são:
Manual
Cartaz
Folheto

Link do Dia do Desafio: clique aqui

18/05/2012

O CMS ALEMÃO E AS CLÍNICAS DA FAMÍLIA FELIPPE CARDOSO E RODRIGO ROIG RECEBEM CERTIFICAÇÃO DE UNIDADES PARCEIRAS DA MULHER CARIOCA



A gerente do Programa de Saúde da Mulher da SMSDC, a enfermeira Márcia Zattar, esteve na Clínica da Família Felippe Cardoso, Clínica da Família Rodrigo Roig e CMS Alemão, em visita do CRCQ - Certificado de Reconhecimento do Cuidado com Qualidade, a fim de certificar as unidades como - Unidades Parceiras da Mulher Carioca.

Além de certificar estas unidades da AP 3.1, Márcia Zattar, que estava acompanhada da residente em enfermagem, Eliete, destacou a importância de continuar monitorando as mulheres nas consultas, principalmente no pré-natal, em relação a detecção precoce da sífilis na gestação - grande preocupação da SMSDC - que busca identificar e tratar de imediato todos os casos na unidade.

Ela falou também da nova proposta de atendimento das gestantes com complicação menor nas Policlínicas. O Programa Cegonha Carioca, o Transporte Cegonha, os grupos de planejamento familiar, a oferta e o acesso de métodos contraceptivos, tudo isso foi debatido com a gerente Letícia Thomaz (CF Felippe Cardoso), gerente Janaina Balmant (CMS Alemão), gerente Jander Almeida (CF Rodrigo Roig) e João Ignácio (Assistente do DAPS da CAP 3.1).

João, Letícia, Eliete, Penha, Márcia, Andréa e Shirley na
Clínica da Família Felippe Cardoso
Certificação no CMS Alemão
Certificação na CF Rodrigo Roig
Colaboração com imagens e textos: OTICS Penha

11/05/2012

O CMS Madre Teresa de Calcutá e o CMS Nagib Jorge Farah são certificados como Unidades de Saúde Parceiras do Adolescente e do Jovem

Aconteceu nesta sexta, dia 11/05/2012: duas unidades da AP 3.1, o CMS Madre Teresa de Calcutá e o CMS Nagib Jorge Farah são certificadas como Unidades de Saúde Parceiras do Adolescente e do Jovem.

Quero registrar e parabenizar as Unidades CMS Madre Teresa de Calcutá e CMS Nagib J. Farah e suas equipes de trabalho por mais uma grande conquista, a Certificação como Unidades de Saúde Parceiras do Adolescente e do Jovem. A Certificação foi conferida às unidades pela Gerência do Adolescente da SMSDC e Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da CAP 3.1. Ficamos todos muito felizes por mais esta conquista.

Margarida e Fatima
DAPS - CAP 3.1

A Diretora do CMS Madre Teresa de Calcutá,  Marcia  Monteiro, recebe a Certificaçãodas mãos de Dilma Cupti de Medeiros da Gerência do Adolescente 
Certificação conferida ao CMS Madre Teresa de Calcutá
Carla Valéria Corrêa Farias e Ana Laura do CMS Nagib Jorge Farah
recebem a Certificação da Gerência do Adolescente 
Certificação conferida ao CMS Nagib Jorge Farah  
Conheça as unidades certificadas conferindo seus blogs: