13/11/2012

Ciclo de Debates na Ilha do Governador - Linhas do Cuidado na AP 3.1

Imagem do Blog da CF Maria Sebastiana de Oliveira
As Unidades da Atenção Primária do Subsistema Ilha do Governador em parceria com a CAP 3.1 (Coordenadoria de Saúde da AP 3.1) organizaram um Ciclo de Debates com o objetivo de promover a reflexão das práticas alinhadas com as Linhas do Cuidado.

Durante seis dias vamos discutir algumas temáticas eleitas pelos profissionais, compondo rodas de conversas contando com o apoio dos próprios profissionais das unidades, dos Divisões da CAP 3.1 e das Coordenações dos Programas da SMSDC.

Confira Cronograma do Ciclo de Debates abaixo
Ciclo de Debates Subsistema Ilha do Governador
Data
Horário
Tema
12/11
9:00h
Manejo da Tuberculose
26/11
13:30h
Saúde da Mulher ( Pré-Natal)
29/11
13:30h
Saúde da Mulher (Planejamento Familiar e Abordagem Sindrômica das DST)
05/12
9:00h
Saúde da Criança ( Amamentação e AIDPI)
06/12
13:30h
Manejo da Hanseníase
12/12
9:00 às 14:00h
Treinamento para Médicos e Enfermeiros abordando a Insulinização do Diabetes Tipo 2.

Os encontros vão acontecer sempre no Auditório do Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, localizada na Avenida dos Magistérios - Praia da Rosa - Ilha do Governador. É necessário realizar inscrição, encaminho a planilha com o quantitativo de vagas por Unidade: clique aqui.

Veja o registro do primeiro dia do Ciclo de Debates no Blog da Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira: clique aqui

Contamos com a participação de todos!

Abraço,

Waleska Menengat Corrêa Floresta
Assessoria Técnica
CAP 3.1

07/11/2012

Fique Sabendo - Dia 10/11 é Sábado de Prevenção


Saúde promove Campanha Carioca da Prevenção em 190 postos e clínicas da família

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove no próximo sábado, dia 10, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a 2ª Campanha Carioca da Prevenção em 190 postos de saúde e clínicas da família. A iniciativa oferecerá testes para detecção de HIV e sífilis e faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, que incentiva a realização do teste de maneira consciente e voluntária. A expectativa é de que sejam realizados mais de 25 mil testes.

Todos que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da aids e da sífilis. As unidades vão oferecer também vacina contra a hepatite B, além de exame preventivo do câncer de colo de útero para as mulheres.  (Leia mais: clique aqui)


06/11/2012

Atendimento de Emergência em saúde mental na Cidade do Rio de Janeiro e AP 3.1

Na AP 3.1, todos os Bairros da Leolpoldina (Bonsucesso, Manguinhos, Ramos, Brás de Pina, Olaria, Complexo do Alemão, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Vigário Geral) tem como referência para emergência psiquiátrica a  Policlinica Rodolpho Rocco, antigo PAM Del Castilho. O Complexo da Maré e os bairros da Ilha do Governador (Bancários, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Freguesia, Galeão, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, Zumbi) têm o Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro como referência. Confira abaixo as referências para toda a Cidade do Rio de Janeiro.

Imagem: Blog da Saúde Mental da SMSDC Rio
Fonte: Blog Saúde Mental do Rio de Janeiro