31/01/2013

Acompanhamento do SIAB na AP 3.1


Foto: OTICS Penha
Neste dia, 30 de janeiro, registramos o encontro da Coordenação da AP 3.1, representada pelo Coordenador, Dr.Hugo Fagundes, pela vice-coordenadora Márcia Reis e pelas profissionais Lícia Lima, Waleska, Edna e Renata, com gerentes e profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Famíliada AP 3.1.

O objetivo dessa reunião foi o de apresentar o planejamento das ações de monitoramento das informações originadas pelo SIAB - Sistema de Informação de Atenção Básica, com definição dos temas de maior relevância apontados pelas equipes de saúde da família.

Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre os conceitos básicos do SIAB e sobre a proposta da AP 3.1 - de fortalecer o protagonismo das equipes para que utilizem o SIAB -, que se caracteriza por ter uma base local de dados que oferece informações sobre a situação de saúde da população acompanhada pelas ESF e permite o planejamento das ações desenvolvidas pela equipe de acordo com as necessidades identificadas, apoiando uma mais eficaz e oportuna tomada de decisões.

Clique nas imagens para ampliar






Para ver mais imagens: clique aqui

30/01/2013

Terapia Comunitária em Nova Brasilia

No dia 21 de janeiro o Núcleo de Educação Permanente da CAP 3.1  acompanhou o ACS Nilson da Clínica da Família Zilda Arns em visita à comunidade de Nova Brasilia para realização de Terapia Comunitária. Confira as fotos que registraram o momento. 




 Núcleo de Educação Permanente da CAP 3.1

26/01/2013

SMSDC promove o aleitamento materno, com 19 títulos da IUBAAM

"Maternidade" pintura de Pablo Picasso, feita em 1963
A AP 3.1 conta agora com duas unidades com o título IUBAAM, o CMS Madre Teresa de Calcutá e a recente Clínica da Família Aloysio Augusto Novis. 

Duas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) ganharam o título da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) no mês de dezembro. Os vencedores foram o CMS Rodolpho Perissê, no Vidigal (AP 2.1), e a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular (AP 3.1). As cerimônias de premiação devem acontecer em fevereiro.

Das 195 unidades primárias da rede da SMSDC, 19 unidades têm o título, um reconhecimento das ações em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem estar dos bebês, das mães, das famílias e da comunidade local. O número representa 22% das 87 unidades credenciadas no Estado.

Para ser considerada uma Unidade Básica Amiga da Amamentação deve-se obter pelo menos 80% de acertos no questionário aplicado pela equipe de consultores do Ministério da Saúde. As perguntas são direcionadas aos profissionais de saúde e às mães e gestantes, como forma de avaliar as iniciativas promovidas. Mais quatro unidades estão em processo avançado de implantação dos “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação” e aguardam avaliação.

No período de 2003 a 2012 foram realizados 208 cursos desta iniciativa, com a capacitação de 5.155 profissionais de saúde. Praticamente toda a rede da atenção primária conta com profissionais que já participaram dos cursos de 24 horas da IUBAAM, o que tem contribuído para o trabalho de promoção ao aleitamento materno no município.

Em 2012, a cobertura de saúde da família superou a meta de alcançar 35% da população carioca, com mais de 2,2 milhões de pessoas cobertas, com investimento na capacitação das equipes na IUBAAM. Em 2009 a Estratégia de Saúde da Família estava em período inicial de estruturação física e dos processos de trabalho na cidade, cobrindo apenas 3,5% da população.

Fonte: Portal da SMSDC/ASCOM  Colaboração: Neyse Couto

Conheçam os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno
1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Fonte: Site da UNICEF Brasil

23/01/2013

Aplicativo para celular auxilia no diagnóstico da dengue

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou no último dia 10 de dezembro, em Porto Alegre, aplicativo para smartphones e tablets que auxilia no diagnóstico e tratamento da dengue. Realização da UNA-SUS, o aplicativo “UNA-SUS Dengue” é um complemento do Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue e foi desenvolvido pela equipe UNA-SUS da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Acesse ao link http://www.unasus.gov.br/node/269

08/01/2013

Sistema de Regulação Controle e Avaliação (SISRCA)


No dia 07 de janeiro de 2013, no laboratório da OTCIS Catete, a Divisão de Informação Controle e Avaliação da CAP 3.1 (DICA/CAP 3.1) participou junto com outros DICAs do encontro promovido Pela Superintendência de Atenção Primária (SAP) onde foi apresentado o Sistema de Regulação Controle e Avaliação (SISRCA).

Leonardo Menezes da SAP apresentando o SISRCA na OTICS Catete



Representantes das DICAs durante o evento 
Para conhecer o SISRCA confira as referências abaixo:


A partir de julho/2013, considerando o cronograma do Ministério da Saúde, as remessas de BPA-C, BPA-I, APAC e outras formas de registros serão feitas exclusivamente através do Sistema de Regulação Controle e Avaliação (SISRCA), via internet. Este sistema permitirá ao estabelecimento processar a sua produção cruzando os dados com outros sistemas (CNES, SIGTAP,FPO), identificando possíveis consistências antes do envio de sua remessa. O SISRCA está em processo de ajustes finais e uma versão para testes está disponível (veja o blog da CAP). As unidades já podem se familiarizar com o novo sistema fazendo o download da versão e com a ajuda dos roteiros, importando os arquivos de BPA, CNES (TXT) e Tabela SUS (SIGTAP) será possível operar o mesmo. O sistema opera sem a importação da FPO, que nesta fase inicial não é obrigatório. Quando as FPO estiverem disponíveis comunicaremos as unidades.

Os treinamentos começarão em abril e a implantação está prevista para julho/2013.


  • Apresentação da SUBPAV: clique aqui
  • Apresentação do MS sobre SISRCA outubro/2012: clique aqui
  • Manual de Operação do SISRCA Versão Alfa 1.0: clique aqui
  • Palestra sobre o SISRCA na SES de Pernambuco (links com a apresentação, download do programa para teste, manual e roteiro: clique aqui
  • Link para baixar o aplicativo para teste Versão Alfa 1.5: clique aqui
    • Para instalar o aplicativo siga o roteiro da Apresentação da SUBPAV
    • Após instalar o aplicativo é necessário preparar o ambiente importando os dados provenientes do CNES, SIGTAP e FPO (ainda não obrigatório e não disponível). A tabela de CEP já vem atualizada, mas caso seja necessário, é possível também atualizá-la através do arquivo CEP BRASIL disponível no site do CNES.
    • Tabela Unificada de dez/2012: clique aqui
    • Como gerar o arquivo TXT do CNES para importação no SISRCA: clique aqui
  • Vídeo Conferência no Youtube: clique aqui


CRONOGRAMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
•HOMOLOGAÇÃO 3ª FASE – INTEGRAÇÃO E MOVIMENTAÇAO: JAN/FEV/MAR 2013
•CAPACITAÇÃO – ABRIL 2013
•PARALELO – MAIO/JUNHO 2013
•IMPLANTAÇÃO – JULHO 2013


Contatos DICA para as unidades da AP 3.1
José Ricardo: joser.silva@smsdc.rio.rj.gov.br / zyricardo@yahoo.com.br;
Tânia Teixeira: taniateixeiradica31@gmail.com
Rodrigo Machado: rodrigodicacap31@gmail.com

04/01/2013

Registro da apresentação do Relatório de Gestão 2009/2012



Momentos de 2012

Registro da apresentação do Relatório de Gestão 2009/2012, realizada no dia 17/12/2012 no auditório da CAP 3.1.

A apresentação do Relatório de Gestão 2009/2012 teve como público alvo membros da equipe da CAP, gerentes e diretores das unidades de saúde municipais da AP 3.1. A apresentação foi feita pelo Coordenador de Saúde da AP 3.1, Dr Hugo Fagundes que destacou a avaliação dos serviços e ações de saúde das Unidades, no período 2009 e 2012 e os desafios para 2013.