30/04/2011

Especialização em Saúde Pública na Unesa


Neste sábado tivemos a aula inaugural do Curso em Saúde Pública da UNESA - Campus Nova América.
O curso é quinzenal e e as aulas só acontecem aos sábados. Ainda há tempo para inscrições e os interessados devem entrar em contato com a Coordenadora do Curso Angela Ostritz (aostritz@yahoo.com.br / tel. 7622-4048). Além da isenção da primeira mensalidade, a Estácio oferece descontos especiais que podem chegar a 25%. 

Objetivo do curso é especializar profissionais para trabalhar na área de planejamento, política e gestão de saúde pública brasileira. Especializar profissionais para tomada de decisões nos níveis de gestão municipal, estadual e federal na área de saúde pública; para elaboração e monitoramento de projetos na área de saúde pública; profissionais QUE SE TORNARÃO gestores de saúde que atendam às demandas sociais e do Estado brasileiro. Para conhecer o conteúdo do curso: clique aqui


Aula inaugural  com os primeiros alunos de várias categorias
A Coordenadora do curso Angela Ostritz (calça branca) entre alunos


História da Expansão da Estratégia da Saúde da Família na AP 3.1 entre 2000 e 2011

História da expansão da Estratégia da Saúde da Família na AP 3.1 entre 2000 e 2011 em estudo gráfico.
Clique nas imagens para ampliar
Totais anuais de Equipes de Saúde de Família entre 2000 e 2010
e o esperado para até final de 2011 

Equipes criadas a cada ano

Cobertura da ESF entre 2000 e 2010 e o esperado para 2011

Cursos sobre Álcool e Drogas para profissionais de Clínicas da Família, de NASF e de outros serviços

Divulgando
Cursos oferecidos pelo Centro de Referência em Álcool e Drogas da UFRJ
Foto: Zyricardo

Há cursos com início já em maio (para médicos das clinicas da família e NASF; para a rede intersetorial; e para pessoal da justiça/saúde), razão pela qual neste momento são prioritários. Cursos estratégicos para que consigamos seguir na intenção de qualificar os atendimentos AD e também estabelecer fluxos menos precários nas APs, mesmo não contando com cobertura adequada de serviços AD na cidade. Cada aluno será, além de referência AD no território, um multiplicador.

1.Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas Para Profissionais Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família.
Vagas para o Rio: 30
Início: 21/05/2011 (sábados quinzenalmente)
Horário: 08:30 as 18:00 hs

2. Curso de Atualização para Profissionais da Rede Intersetorial de Prevenção e Cuidado Dirigidos à População Usuária de Crack e Outras Drogas.
VAGAS para o Rio: 30
Início: 14/05/2011 (sábados quinzenalmente)
Horário: 08:30 as 18:00 hs

3.Curso de Atualização em Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve em Crack e Outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua.
Vagas para o Rio: 30 para cada turma
Início 1ª Turma: 08/10/2011 (sábados seguidos)
Início 2ª Turma: 07/01/2012 (sábados seguidos)
Horário: 08:30 as 18:00 hs

4. Curso de Atualização sobre A Interface entre a Saúde e a Justiça para Profissionais das Áreas da Justiça e da Saúde.
VAGAS para o Rio: 30
Início: 14/05/2011 (sábados quinzenalmente)
Horário: 08:30 as 18:00 hs

5. Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.
Vagas para o Rio: 30
Início: 06/08/2011 (sábados quinzenalmente)
Horário: 08:30 as 18:00 hs

6. Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas para Profissionais em Hospital Geral.
Vagas para o Rio: 30
Início: 27/08/2011 (sábados quinzenalmente)
Horário: 08:30 as 18:00 hs
..............................................................................................

CENTRO DE REFERÊNCIA – PROJAD
INFORMAÇÕES:
projadcursos@ipub.ufrj.br
(21) 3873-5517

INSCRIÇÃO SELEÇÃO PREFERENCIALMENTE POR E-MAIL:
PERÍODO: 11/04 à 13/05/2011
E-mail: projadcursos@ipub.ufrj.br
Sala de Coordenação do PROJAD no Instituto de Psiquiatria da UFRJ
Horário: 11:00 às 17:00 hs
End: Av. Venceslau Brás, 71 fundos - Campus Praia Vermelha – Botafogo

AVS na Campanha de Vacinação

Neste sábado de Campanha de Vacinação contra Gripe, Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) aproveitaram o evento para abordar e sensibilizar a população quanto a importância da prevenção e combate ao mosquito da dengue. Postos localizados em unidades (CMS Madre Tereza, CMS Nécker Pinto, Hospital Paulino Werneck , Hospital Nossa Senhora do Loreto, Policlínica Newton Alves Cardoso) e comunidades da Ilha do Governador receberam os AVS. Outros AVS lotados em unidades localizadas na Penha, Maré, Alemão e Manguinhos  tiveram a mesma iniciativa.




29/04/2011

MANEJO CLÍNICO DA DENGUE - Discussão de casos clínicos

Divulgando:
 Ainda dá para participar da última discussão no dia 04/05/2011

CAP 3.1 promove reunião sobre NASF no OTICS Penha

OTICS Penha registrou a REUNIÃO sobre NASF promovida pela CAP 3.1

No dia 29 de abril, a coordenação da CAP 3.1, reuniu integrantes do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família, de várias unidades da área , no auditório da OTICS Penha, para informar a respeito dos relatórios das atividades realizadas.

Aproveitamos para divulgar a Circular da Superintendência de Atenção Primária que Solicita a todos os Coordenadores de Área de Planejamento que regularizem o cadastro dos profissionais das equipes NASF no SCNES em conformidade com os critérios mínimos para composição das equipes
NASF modalidade 01. Conheça a circular: clique aqui

Leia mais sobre a reunião no Blog da OTICS Penha: clique aqui

Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família - 9 a 13 de maio na Fiocruz

Clique na imagem para visualizar a programação do evento

28/04/2011

Inscrições abertas para Encontro Regional Sudeste


Evento acontece nos dias 26 e 27/5, no Rio de Janeiro, e faz parte das atividades preparatórias para o 10º Congresso da Rede Unida. Inscreva-se!

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Sudeste que acontece nos dias 26 e 27/5, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que integra as atividades preparatórias para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, tem o 'Trabalho em Saúde' como tema principal. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio junto à Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o encontro sudeste reunirá profissionais da Saúde, acadêmicos, pesquisadores, educadores e gestores, bem como estudantes e representantes de Ong’s e movimentos sociais. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a Rede Unida segue para Porto Alegre (RS), no final de junho, e para Fortaleza (CE), no mês de agosto, dando sequência à mobilização para o evento internacional do próximo ano.

Inscreva-se no Encontro Regional Sudeste 2011.


CNES URGENTE - Primeiras instruções para adequação à Portaria MS 134


Para ciência de Diretores e Gerentes das Unidades Municipais da AP 3.1

Existem 03 críticas bastante comuns na FCES, referentes a profissionais:
  1. Profissionais com mais de 2 vínculos públicos; 
  2. Profissionais carga horária acima de 66 horas semanais 
  3. Profissionais com mais de 5 vínculos no CNES 
Segunda a PORTARIA Nº 134, DE 04/04/2011, a partir de maio, essas críticas deixam de ser advertências e passam a ser inconsistências. Isso quer dizer que a FCES de unidades, mantendo qualquer uma dessas críticas, ficam com pendências que poderão causar rejeições (glosas) de grande proporção no faturamento, estrutura dos serviços e composição ou perfil das equipes.
Para que tal fato não ocorra é imprescindível a revisão do CNES de todas as unidades, com as devidas correções das inconsistências de acordo com as novas determinações da Portaria Nº 134.

Estas correções deverão acontecer até o dia 15 de maio de 2011 (10 de maio para unidades que dependem da CAP) e encaminhadas à Superintendência de Regulação, Controle e Auditoria (SURCA).

Informamos que está disponível no site www.saude.rio.rj.gov.br/cnes no link INFORMAÇÕES SOBRE IMPORTAÇÃO DO CNES SUS, no link arquivo de competência 03 2011, o RELATÓRIO DE ADVERTÊNCIA 03 2011 ACERTOS DAS INFORMAÇÕES CONFORME PORTARIA 134.PDF, onde constam os nomes dos profissionais com as críticas descritas acima.

Segundo orientação da SURCA, os profissionais com essas críticas devem solicitar seu desligamento do CNES dos estabelecimentos onde não mais trabalham. (Recomenda-se que os profissionais formalizem esta solicitação através de carta em duas vias tendo como anexo documento comprovando o desligamento da unidade.) Se caso no prazo de 15 dias o estabelecimento não desvincular o profissional, este, munido de segunda via da carta (com registro de recebimento do documento no estabelecimento) poderá procurar a CAP 3.1 que irá providenciar o ofício que será encaminhado a SURCA. O ofício será o recurso que dará respaldo à SURCA para providências a favor dos profissionais e unidades prejudicados.

Acesse a portaria:
PORTARIA Nº 134 DE 04/04/2011
.....................................
Passo a Passo do CNES para Aplicação da Portaria 134
Este Passo a passo já alerta para as modificações promovidas na Versão do CNES de maio. É importante que se compreenda tais modificações.

Atenção:

A Superintendência de Atenção Primária, através da CIRCULAR S/SUBPAV/SAP nº03/2011 já amparada na PORTARIA Nº 134 DE 04/04/2011, define as adequações necessárias para que as unidades cumpram as exigências da portaria.

Em relação a gerentes e diretores das unidades, é obrigatório o uso do CBO próprio para função que exercem.
131205 - Diretor de Serviço de Saúde (40 horas, tipo de horário: outros)
131210 - Gerente de Serviço de Saúde (40 horas, tipo de horário: outros)
Os mesmos não poderão utilizar outros CBOs e não poderão registrar produção.

Segue abaixo prévia da situação de cada unidade em relação aos efeitos da portaria. Esta prévia é baseada no RELATÓRIO DE ADVERTÊNCIA 03 2011 ACERTOS DAS INFORMAÇÕES CONFORME PORTARIA 134.PDF. Alguns números podem parecer exagerados, principalmente em se tratando de unidades que passaram por unificação de cadastro. Provavelmente na competência abril os problemas podem parecer menores.

A tabela abaixo orienta o diretor/gerente a encontrar sua unidade no relatório que tem próximo de 2000 páginas. Após identificar o profissional com carga horária acima de 66h, a unidade munida do CPF do profissional, deverá localizá-lo no Site do CNES (cnes.datasus.gov.br) buscando saber a quantas unidades o sujeito está vinculado, a soma total de sua carga horária semanal, quantos CBOs utiliza, etc. A solução do problema dependerá de cada situação. Clique na tabela para ampliar.
Para maiores esclarecimentos entre em contato com a CAP 3.1
Diretor da Divisão de Informação Controle e Avaliação da CAP 3.1
3868-3770/3887-4670/3887-4693 Ramais: 218 ou 222 - Direto 3867-0548
Cel 7708-9577

27/04/2011

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE

Atenção:

Inscrições Prorrogadas para o CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
A Vice-Direção de Ensino do IPEC recebe inscrições para o Curso de Atualização em Práticas Educativas em Saúde até 30 de abril.

Público-Alvo:
Profissionais de saúde de nível médio e/ou alunos matriculados em cursos de educação 
profissional na área da saúde que tenham interesse no campo da promoção da saúde. 

Para saber mais acesse o Blog OTICS Penha: clique aqui

26/04/2011

Publicação: INOVANDO O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Dica de publicação de Carlo Cunha, Coordenador de Saúde da Família
INOVANDO O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Resultados do Laboratório de Inovação em quatro capitais brasileiras

O documento tem os seguintes objetivos:

- Avaliar em cada rede municipal a presença e extensão dos principais atributos das Redes Integradas de Atenção à Saúde e sua relação com a APS.

- Identificar e descrever experiências municipais, inovações e/ou intervenções, que tenham obtido sucesso no fortalecimento da APS, principalmente no estabelecimento de:
  • uma prática efetiva de coordenação do cuidado individual;
  • um alto grau de efetividade clínica das Equipes de Saúde da Família frente aos problemas de saúde mais freqüentes.
É um texto que relata o resultado do Laboratório de Inovação sobre o Papel da Atenção Primária nas Redes de Atenção à Saúde, a partir de experiências práticas obtidas por meio de estudo de caso em quatro capitais brasileiras: Aracajú, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

A análise reflexiva desses casos pode levar-nos a identificar aspectos passíveis de replicação e comprovar a eficiência das práticas desenvolvidas nos municípios.

É um documento destinado essencialmente aos gestores municipais de saúde, com a finalidade de apresentar estratégias para fortalecer a atenção primária à saúde como eixo coordenador das redes integradas de atenção à saúde.

Acesse a publicação:




25/04/2011

Curso de Acompanhamento do Desenvolvimento e Intervenções: Ações Básicas em Puericultura



Nos dias 07 e 14 de maio será realizado o Curso de Acompanhamento do Desenvolvimento e Intervenções: Ações Básicas em Puericultura, em parceria entre SMSDC e UFRJ.

Este curso visa à capacitação de 50 (cinqüenta) Pediatras da Rede Municipal de Saúde, quanto à atenção ao paciente com risco e/ou portador de deficiência, sob uma visão global, com a proposta de capacitá-los para um atendimento mais qualificado na atenção primária.

A data limite de inscrição para o curso é a próxima sexta-feira dia 06 de maio de 2011.
Inscrições para o email: capdai.subpav@gmail.com, com nome completo, matrícula, unidade de lotação.e telefone de contato. (veja a programação abaixo)

Divulgação:
Lúcia Lafayette
Gerente de Programas de Reabilitação Infanto-Juvenil
Telef.: 2215-6045

.............................................................................................
programação do Curso
CURSO: ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E INTERVENÇÕES: AÇÕES BÁSICAS EM PUERICULTURA

1. - Ministrantes: Dra. Lívia R.L. Borgneth (médica fisiatra), Dra. Alice Y. S. Hassano (pediatra) – UFRJ; Dra. Márcia C. Bellotti Oliveira - SMSDC
- Carga horária: 10 horas divididas em dois dias
- Público alvo: pediatras
- Número de vagas: 50
- Data: dias 07/05/2011 e 14/05/2011
2. Objetivo - Capacitar o pediatra da atenção primária em:
1) Detecção precoce de desvios do desenvolvimento neuropsicomotor da criança;
2) Intervenções imediatas através de orientações aos pais;
3) Acompanhamento de crianças com deficiências motora, visual, auditiva, cognitiva, psico-afetiva e/ou de linguagem atendidas por equipe de reabilitação.

3. Conteúdo programático:
1) Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor da criança no primeiro ano de vida
2) Primeiras intervenções pelo pediatra em casos de desvios do desenvolvimento
3) Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de criança de 2 a 5 anos de idade
4) Desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros
5) Disfunção neuromotora
6) Reabilitação: bases neurofisiológicas
7) Papel da fisiatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e pediatria do desenvolvimento na reabilitação infantil

4. Inscrições:
1) Através do e-mail: capdai.subpav@gmail.com, com nome completo, matrícula, unidade de lotação e telefone de contato.

O local de realização do curso não foi informado na programação, mas está é certo que seja realizado no Fundão. Os interessados devem entrar em contato com os organizadores para confirmação do local do evento.

A IUBAAM na AP 3.1


Nos dias (5,7 e 12 de abril), ocorreu na CAP 3.1 a capacitação da IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação). A capacitação teve por objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do aleitamento materno, apoio e incentivo da pratica nas unidades de saúde. O curso foi divido em dois módulos (teórico e pratico). A parte teórica foi ministrada no auditório da CAP 3.1 e CMS Jose Paranhos Fontenelle e a pratica no CMS Felipe Cardoso, com a participação dos 36 futuros multiplicadores.

Enfermeira Neyse e futuros multiplicadores 
Gerentes Juliana e gerente Guilherme, demonstrando a doação de leite humano. 
Alunos na dinâmica de dramatização. 
Enfermeira Letícia e gerente Guilherme em explicação sobre ordenha manual
Hora do brunch

Se você deseja que sua unidade seja Amiga da Amamentação procure a equipe do DAPS da CAP 3.1.
Para maiores informações sobre o IUBAAM é só entrar em contato com a equipe da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS)
Neyse da Silva Couto, Diretora da DAPS - neyse23@gmail.com
Margarida Mota - margaridaloureiromota@gmail.com
Cristiane Saad  - cristianesaade@rio.rj.gov.br
João Inácio - jisn77@hotmail.com
3868-3770/3887-4670/3887-4693 Ramais 219/220
Linha Direta 3105-3845

CNES (PORTARIA Nº 134, DE 04/04/2011)



Para ciência de Diretores, Gerentes e profissionais com mais de 2 vínculos públicos


Comunicado da Superintendência de Regulação, Controle e Auditoria (SURCA):

Comunicamos que ajustes nos critérios de operacionalização das informações registradas no CNES, introduzidas pelo Ministério da Saúde através da PORTARIA Nº 134, DE 04/04/2011, poderão se constituir em rejeições (glosas) de grande proporção no faturamento da competência 05 2011 (MAIO).
Para que tal fato não ocorra é imprescindível a revisão do CNES de todas as unidades, com as devidas correções das inconsistências observadas em acordo com as novas determinações constantes da Portaria Nº 134.

Estas correções deverão acontecer até o dia 15 de maio de 2011 (13 de maio para unidades que dependem da CAP) e encaminhadas à Superintendência de Regulação, Controle e Auditoria (SURCA) para realizar a atualização da BASE DO CNES MUNICIPAL a ser enviada ao DATASUS para validação das mesmas.

Abaixo transcrevemos os pontos mais importantes da Portaria com a finalidade de ressaltar os pontos principais e passíveis de gerar as rejeições.

1- O cadastramento no SCNES de profissionais de saúde em mais de 2 (dois) cargos ou empregos públicos.

2- O cadastramento de um profissional de saúde que exerça suas atividades como profissional liberal ou trabalhador autônomo em mais de 05 (cinco) estabelecimentos de saúde não públicos.

3- O profissional pertencente à equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estabelece as seguintes regras:
        - Cadastramento de profissional em mais de 01 (uma) equipe da ESF;
        - O cadastramento deste profissional em mais de 03 (três) estabelecimentos de saúde, independentemente da sua natureza.

Informamos que está disponível no site www.saude.rio.rj.gov.br/cnes no link INFORMAÇÕES SOBRE IMPORTAÇÃO DO CNES SUS, no link arquivo de competência 03 2011, o RELATÓRIO DE ADVERTÊNCIA 03 2011 ACERTOS DAS INFORMAÇÕES CONFORME PORTARIA 134.PDF, onde constam os nomes dos profissionais com mais de 02 (dois) vínculos públicos e com mais de 66 horas semanais.

PORTARIA Nº 134 DE 04/04/2011

Atenção:
A Superintendência de Atenção Primária também define responsabilidades, padrões e ajustes para o CNES das unidades municipais na CIRCULAR S/SUBPAV/SAP nº03/2011, que dispõe sobre padronizações e ajustes conforme a Portaria 134 de 04/04/2011.

22/04/2011

Academia Carioca no Programa Bem Estar da Globo


Clique na imagem para ver a reportagem.Nas próximas edições do Blog publicaremos uma matéria especial divulgando as Academias na AP 3.1. Aguardem.

Siga a CAP 3.1 no Twitter

Agora você pode seguir a CAP 3.1 no Twitter,


Clique na imagem

20/04/2011

Blog inaugura nova página: Serviços

Mais uma ferramenta importante para profissionais, estudantes e pesquisadores. Além do índice por assuntos na coluna direita do Blog, criamos outra ferramenta de busca: a página Serviços (veja a localização na imagem abaixo)
Esta página, a princípio, apresenta a lista de links com todas publicações do Portal da Prefeitura referentes aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Para facilitar a pesquisa, a lista está organizada em ordem alfabética.
Com o tempo o Blog da CAP 3.1 estará atualizando a lista não só com links dos serviços da SMSDC, mas também com links de outras fontes.

Conheça outras páginas do Blog da CAP 3.1
Início: apresenta as últimas notícias publicadas no Blog.
Quem somos: apresenta a equipe técnica da CAP 3.1
Fale Conosco: apresenta os contatos das divisões e setores da CAP 3.1
NIR: apresenta o Núcleo Interno de Regulação da CAP 3.1
Unidades: apresenta a relação de unidades da AP 3.1 (está ainda em construção)
Links da Saúde: apresenta links com os principais sites da área da saúde.
Blogs da AP 3.1: apresenta a lista de blogs de unidades da AP 3.1

Temos mais uma Mestra em Saúde da Família na CAP 3.1

Depois de Márcia Reis, agora temos mais uma mestra: Lícia Lima

Lícia Lima nesta segunda, dia 18/04/2011, fez sua defesa de Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e foi aprovada com louvor. O tema da dissertação foi "Avaliação da qualidade da assistência prestada pelo PSF aos portadores de hanseníase utilizando geoprocessamento". Um recado para Lícia: Os amigos da CAP estão orgulhosos de você. Parabéns.

Lícia Lima, Mestra aprovada com louvor
A banca: Profº Haroldo, Profº Paulo Henrique (orientador) e o Profº José Augusto.

Os amigos que prestigiaram a defesa do mestrado


19/04/2011

Curso Impactos da Violência na Saúde na ENSP

IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE

Estão abertas até 29 de abril (sexta-feira) as inscrições para o curso de aperfeiçoamento à distância Impactos da Violência na Saúde, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Mais informações acesso o Blog Elos da Saúde

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe

Publicado no Portal da SMSDC
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inicia nesta segunda-feira, dia 25, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A partir deste ano, além dos públicos tradicionais dos idosos e população indígena, serão incluídos nos grupos que receberão a imunização gestantes após o primeiro trimestre de gestação, crianças de seis meses a dois anos e profissionais de saúde de unidades de referência para atendimento de influenza. A vacina protege também contra o vírus da Influenza A (H1N1).

(veja a matéria completa no Portal da SMSDC)

Câncer de Mama

Foto Getty Images

Publicado no Portal da SMSDC
Normatização e regulamentação do Programa de Câncer.
O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre a população feminina em todo o Mundo, e traz muita apreensão entre as mulheres. É uma neoplasia pouco comum antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. O câncer de mama representa, nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres. O risco de câncer de mama aumenta principalmente após a quinta década de vida, razão pela qual os programas de rastreio devem se iniciar a partir deste momento.

(ver a matéria completa no Portal da SMSDC)

18/04/2011

VOCÊ SABE O QUE É OTICS?


OTICS quer dizer Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde.

As OTICS são espaços vivos e dinâmicos situados em todas as APs para apoio a gestão no âmbito das atividades de educação em saúde (continuada e permanente) dos profissionais nos diversos campos da atenção primária, vigilância e promoção da saúde. Contam com equipes de agentes potenciliadores das diversas iniciativas locais de comunicação e informação em saúde.

Foi inaugurada em 16/04/2011 dentro das instalações da Clínica Felippe Cardoso, a Estação Observatório OTICS Penha, a 11ª da Rede OTICS Rio. A OTICS Penha estará articulada diretamente com a CAP 3.1 e com todas as unidades de Saúde da AP 3.1. Vale destacar que a AP 3.1 possui duas Estações Observatórios: Jardim América e Penha. As duas trabalham em conjunto nos diversos projetos desenvolvidos pela coordenação da Rede OTICS Rio.

Rede OTICS Rio (clique na imagem para ampliar)



Coordenador da Rede OTICS Rio - Luiz Felipe

Dr. Daniel Soranz com TIs Deval, Marlon e Izamar Moura, Gerente da OTICS Penha

Veja a cerimônia de inauguração no Blog da OTICS Penha.
Para saber mais sobre a Rede OTICS Rio, clique aqui.
Portal OTICS Rio

Contatos da OTICS Penha
CF Felippe Cardoso, Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha
Tel: 8498- 3259 / Gerente: Izamar Moura
otics.penha1@gmail.com
http://otics-penha.blogspot.com/

POSTOS QUE CUMPRIREM METAS RECEBERÃO MAIS VERBAS E SELO DE QUALIDADE

Publicado no blog da otics penhaPOSTOS DE SAÚDE QUE CUMPRIREM METAS RECEBERÃO MAIS VERBAS E SELO DE QUALIDADE


Brasília – Postos de saúde que cumprirem metas de atendimento vão receber um selo de qualidade e terão direito a um maior repasse de recursos financeiros. A iniciativa integra um plano que visa a melhorar a atenção básica de saúde no país e deverá ser lançado no próximo mês pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministério da Saúde.
(leia mais no Blog OTICS Penha)

Participação da CAP 3.1 na Ação Global no Alemão


Confira as primeiras fotos da participação da CAP 3.1 na Ação Global no Alemão
(Clique na imagem para ampliar)