17/11/2014

Lançamento do livro "Guia de Recursos Sociais Para Enfrentamento à Violência Doméstica da AP3.1"


A Coordenação da CAP3.1 convida a todos para o lançamento do livro "Diálogo de Saberes e Práticas: Guia de Recursos Sociais Para Enfrentamento à Violência Doméstica da AP3.1", desenvolvido pela equipe em parceria com o VivaRio.

Data: 12/12/14, das 14 às 17h

Local: Auditório da CAP3.1 (Rua São Godofredo, s/nº - Penha)

12/11/2014

Primeira Mostra de Artes do CAPSad Miriam Makeba


O CAPSad Miriam Makeba tem o prazer de convidar para a nossa primeira Mostra de Artes, dia 22 de novembro, a partir das 10hs.
Teremos produções de nossos usuários em show de música, exposição de fotografia, de vídeo, teatro e muito mais. Além da presença de convidados ilustríssimos, como a roda de samba do CAPSad Mané Garrincha e os contadores de história do CCBB.

Nosso cartaz vai anexo. Peço ajuda na divulgação do convite, estendido a todos os nossos parceiros no território e na rede de saúde mental. Nosso endereço é rua João Torquato, 248, Bonsucesso.

Grande abraço
Daniel Elia

Diretor CAPSad Miriam Makeba

07/11/2014

Saúde promove Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo


De 8 a 28 de novembro, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mais de 200 postos de vacinação por toda a cidade, nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os dias D de vacinação acontecerão em dois sábados, 8 e 22 de novembro, com os postos funcionando das 8h às 17h, para as pessoas que não puderem vacinar seus filhos durante a semana. 

Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 329.888 crianças. Já a vacinação contra o sarampo está indicada para crianças de um ano até menores de cinco anos. A vacina aplicada poderá ser Tríplice Viral ou Tetra Viral, conforme idade e avaliação da caderneta de vacinação. A meta também é vacinar 95% da população alvo, o que corresponde a 288.778 crianças.

Em caso de dúvidas e para informações sobre contraindicação das vacinas, basta ligar para a central de atendimento da prefeitura, 1746, ou procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa.

Veja aqui a relação dos postos que irão funcionar sábado, 8, dia D da campanha. 

Fonte: SMS Rio: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5045611

24/10/2014

Nutrição x Tabagismo

No dia 14 de outubro, aconteceu no CMS Madre Teresa de Calcutá mais uma reunião com o grupo de tabagismo da Unidade.

Neste dia as atividades foram orientadas pela nutricionista do CMS Madre Teresa de Calcutá, Valéria Rosário e apoiadas pelo Centro de Estudos da CAP 3.1. Durante o encontro houve a apresentação do trabalho da acadêmica bolsista de nutrição Pricila Dias (Unigranrio), que desenvolve seus trabalhos acadêmicos na Unidade de Saúde supracitada. Em seu trabalho a palestrante mostrou como uma alimentação adequada pode ajudar as pessoas que têm vontade de parar de fumar. Através de uma pirâmide alimentar, foi exemplificado como alguns alimentos diminuem o desejo pelo cigarro e outros que aumentam a concentração de nutrientes que são deletados pelo cigarro. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e atividades como essa têm um papel relevante na prevenção e na redução dos problemas de saúde causados pelo tabaco.



10/10/2014

Intersetorialidade entre Saúde e Educação em Parada de Lucas


Na última terça-feira, dia 07 de outubro, o Centro de Estudos CAP 3.1 em parceria com as enfermeiras do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), atendendo à solicitação da Escola Municipal Cardeal Câmara, localizada em Parada de Lucas, realizaram uma Roda de Conversa sobre Transtornos de Aprendizagem para os docentes da Unidade Escolar. A Roda contou com a apresentação da acadêmica de fonoaudiologia Elis Brito.
Elis Brito faz parte do Programa de Estágio Acadêmico Bolsista, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. A estagiária atua na Modalidade Saúde Escolar/Dentescola da SMS, supervisionado pela equipe de Promoção da Saúde e Centro de Estudos da CAP 3.1.
Foram selecionados para discussão quatros 4 principais transtornos: disgrafia, disortografia, discalculia, dislexia.

Além dos transtornos também foram abordados outros temas que contaram com a participação ativa dos professores: a importância de evitar agravos psicológicos às crianças que apresentam algum tipo de dificuldade e os entraves comuns no processo de alfabetização. Além disso foram apresentadas sugestões de metodologias para minimizar os agravos e as ferramentas que podem facilitar a identificação de alunos com sinais relevantes de dificuldades em suas classes.
Esperamos que esta ação fortaleça a intersetorialidade entre Saúde e Educação, entendendo o papel da Atenção Primária como norteadora e ordenadora dos fluxos de nossa Rede de assistência.



15/09/2014

SEGUNDA PESQUISA DE OPINIÃO DAS UNIDADES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - SAIBA COMO PARTICIPAR!

Os profissionais das unidades de atenção primária estão convidados a responder a Segunda Pesquisa de Opinião dos Centros Municipais de Saúde e das Clínicas de Família. A pesquisa é on-line, rápida e fácil de completar.



Veja quem pode participar. Lembrando que a sua opinião é anonima.




12/03/2014

Seleção para Estágio de Serviço Social na AP 3.1

A interlocução da CAP 3.1 e equipes de serviço social da AP 3.1 em parceria com o Centro de Estudos da CAP 3.1 realizaram em 18/02/14  , no auditório da OTICS Penha, e 20/02/2014 nas unidades envolvidas, a seleção para estagiários de serviço social da AP 3.1, foram oferecidas vagas de estagio para Centro Municipal de saúde Madre Teresa de Calcutá, Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten, Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto e CAP 3.1, totalizando 11 vagas. A seleção foi realizada em duas etapas, dinâmica de grupo no Auditório da OTICS Penha e entrevista individual realizada com supervisor na Unidade de estágio. Foi um momento muito enriquecedor, de troca e aprendizado para todos os presentes. Tivemos 178 inscritos, 30 compareceram para seleção e 11 foram selecionados.O estágio terá início ainda este mês (03/2014).

Representantes do Serviço Social da AP 3.1 e Centro de Estudos

07/03/2014

Evento: PREVENÇÃO DO GLAUCOMA VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO OCULAR DIA 09/03 (domingo)

O glaucoma é uma doença oftalmológica causada pelo aumento da pressão intra-ocular, causando lesão no nervo óptico, podendo levar á cegueira. Muitas vezes o glaucoma ocorre de maneira silenciosa, só sendo detectado pela verificação da pressão intra-ocular.

No dia 09 de março de 2014 (domingo) estaremos comemorando o Dia Mundial de Combate ao Glaucoma, com um evento promovido pela ABRAG na Policlínica José Paranhos Fontenelle (antigo Posto Onze), localizada na Rua Leopoldina Rego nº 700 Penha de 9h às 14h.
Os pacientes terão a pressão ocular aferida e terão as orientações e encaminhamentos pertinentes em caso de positividade.

Pedimos que divulguem amplamente junto aos usuários de sua unidade.

Eliane Waik
Coordenação de Policlínicas



     

24/02/2014

NOVO SITE DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA AP 3.1





ACESSO A MEDICAMENTOS, PROTOCOLOS CLÍNICOS, LOGÍSTICA DE MEDICAMENTOS PARA TUBERCULOSE E HANSENÍASE, POPS, FLUXOS... ESSAS E OUTRAS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA AP 3.1. ACESSE AGORA!