segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conferência: Saúde da População Negra em debate - Uma política do SUS




A inclusão de ações da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos Planos Estaduais e Municipais de Saúde pode contribuir para a redução das mortes maternas? Os gestores da atenção primária em Manguinhos desenvolvem processos de informação, comunicação e educação que desconstruam preconceitos e fortaleça uma identidade negra positiva? Estas são algumas das questões a serem abordadas no seminário Saúde da População Negra em debate: Uma política do SUS, no dia 23 de novembro, das 9h30 às 12h30, na Escola Nacional de Saúde Pública – Ensp/Fiocruz.

Participam deste evento, que visa o fomento e a qualificação do debate sobre o cumprimento das responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS, a Dra. Isabel Cruz, titular em Enfermagem da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (Nesen/UFF) e membro titular do Comitê Nacional de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde; e a médica Jurema Werneck, coordenadora da ONG Criola e representante do movimento negro no Conselho Nacional de Saúde.

Organizado pela Assessoria de Cooperação Social da Ensp, o seminário vai ao encontro da campanha de mobilização pela saúde da população negra, com atividades em diversas partes do país, que visa garantir a efetivação dos direitos à saúde da população negra brasileira, sobretudo o direito humano à saúde. O tema da campanha de 2011 - Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela ONU – é oRacismo faz mal a saúde: Política de Saúde Integral da População Negra Já!

O seminário, que também homenageia o mês da Consciência Negra, será mediado por Carla Moura - Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz), membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco, desde 2005; Consultora Master de Projetos da Unesco 2001/2004. 


Serviço:
O que? Seminário Saúde da população negra em debate
Quando? 23/11/2011 – 9h30 às 12h30
Onde? Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Ensp/Fiocruz – Av. Leopoldo Bulhões, 1.480, Salão Internacional – 4º andar – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3977-2580 / 3977-2589 – cooperacaosocialensp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário