02/03/2012

Recepção dos Calouros 2012 da UFRJ: de 05 a 09 de março no IESC/UFRJ

Evento: Calourada da Saúde Coletiva da UFRJ: de 05 a 09 de março no IESC/UFRJ (próximo a Prefeitura do Campus) das 09h às 17h com rodas de conversa, ações de integração, campanhas de doação de sangue e de prevenção de DST e Aids.

A UFRJ vem, ao longo dos últimos anos, realizando Calouradas mais inclusivas e menos agressivas aos seus novos estudantes. Um dos cursos que tem se destacado, positivamente, na recepção dos calouros, é o Bacharelado em Saúde Coletiva. Neste ano, o curso realizará como ação de recepção da semana de integração acadêmica, rodas de conversa com profissionais da área, campanhas de doação de sangue, de prevenção contra Dengue, DST e Aids e distribuição de material informativo e preservativos para a comunidade acadêmica do campus da ilha do Fundão.

A Calourada da Saúde Coletiva pretende reunir veteranos, calouros, técnicos, professores e profissionais do serviço em um mesmo espaço para discutir o estado da arte da saúde no Brasil, a prática profissional no SUS e o campo de trabalho do graduando que vai desde o planejamento até pesquisa, passando pela Gestão do Sistema, Epidemiologia, Vigilância, Saneamento, Saúde do Trabalhador, Auditoria e muito mais. Em 2012, foi firmada uma parceria entre o Centro Acadêmico do curso (CASCo) e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, para que os calouros e veteranos realizem na tarde da quinta-feira (08/03) doação de sangue no hemocentro do hospital. A ação foi recebida com entusiasmo pela coordenação do Hospital Universitário que vem realizando campanha para melhorar o estoque do seu banco de sangue.
Outra ação que promete mobilizar a comunidade acadêmica da UFRJ é a caminhada contra a Dengue.


Outra ação que promete mobilizar a comunidade acadêmica da UFRJ é a caminhada contra a Dengue. A caminhada saíra na manhã da Sexta-feira às 8:00h do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ em direção ao Terminal Rodoviário do Fundão, passando pelo Restaurante Universitário, Escola de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde e pelo HU. Ainda no embalo das marchinhas de carnaval os alunos da Saúde Coletiva irão chamar a atenção da comunidade universitária para o risco de focos de dengue no campus. A programação também inclui gincanas entre calouros e veteranos, distribuição de preservativos aos universitários, futebol de sabão e o tradicional churrasco de integração, realizado na área social do IESC que reúne veteranos, calouros, professores, funcionários e a direção do Instituto.

Mais informações: cascoufrj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário