26/01/2013

SMSDC promove o aleitamento materno, com 19 títulos da IUBAAM

"Maternidade" pintura de Pablo Picasso, feita em 1963
A AP 3.1 conta agora com duas unidades com o título IUBAAM, o CMS Madre Teresa de Calcutá e a recente Clínica da Família Aloysio Augusto Novis. 

Duas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) ganharam o título da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) no mês de dezembro. Os vencedores foram o CMS Rodolpho Perissê, no Vidigal (AP 2.1), e a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular (AP 3.1). As cerimônias de premiação devem acontecer em fevereiro.

Das 195 unidades primárias da rede da SMSDC, 19 unidades têm o título, um reconhecimento das ações em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem estar dos bebês, das mães, das famílias e da comunidade local. O número representa 22% das 87 unidades credenciadas no Estado.

Para ser considerada uma Unidade Básica Amiga da Amamentação deve-se obter pelo menos 80% de acertos no questionário aplicado pela equipe de consultores do Ministério da Saúde. As perguntas são direcionadas aos profissionais de saúde e às mães e gestantes, como forma de avaliar as iniciativas promovidas. Mais quatro unidades estão em processo avançado de implantação dos “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação” e aguardam avaliação.

No período de 2003 a 2012 foram realizados 208 cursos desta iniciativa, com a capacitação de 5.155 profissionais de saúde. Praticamente toda a rede da atenção primária conta com profissionais que já participaram dos cursos de 24 horas da IUBAAM, o que tem contribuído para o trabalho de promoção ao aleitamento materno no município.

Em 2012, a cobertura de saúde da família superou a meta de alcançar 35% da população carioca, com mais de 2,2 milhões de pessoas cobertas, com investimento na capacitação das equipes na IUBAAM. Em 2009 a Estratégia de Saúde da Família estava em período inicial de estruturação física e dos processos de trabalho na cidade, cobrindo apenas 3,5% da população.

Fonte: Portal da SMSDC/ASCOM  Colaboração: Neyse Couto

Conheçam os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno
1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Fonte: Site da UNICEF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário