segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Saúde realiza campanha para atualizar caderneta de vacinação infantil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, de 24 a 30 de agosto, Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. A iniciativa é uma oportunidade para pais e responsáveis colocarem em dia o esquema vacinal de suas crianças menores de 5 anos, que por algum motivo tenha atrasado. Neste dia serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação dos pequenos, como BCG, hepatite B, pentavalente, vacina poliomielite inativada (VIP), vacina poliomielite oral (VOP), rotavírus oral, meningo C conjugada, pneumo 10 valente, DTP e tríplice viral.

A VIP é administrada por via injetável, é segura, eficaz, desencadeia uma excelente resposta imune contra os três tipos de póliovírus. O Brasil está há 23 anos sem registrar casos da doença e no ano de 1994 recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão do Poliovirus Selvagem.

A vacina pentavalente é indicada para crianças a partir de dois meses de vida e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Aproximadamente 90% das crianças do município do Rio de Janeiro já estão com calendário de vacinação atualizado, no entanto os pais e responsáveis que estejam em dúvida quanto à condição vacinal de seus filhos devem comparecer à unidade básica mais próxima de sua residência levando a Caderneta de Vacinação da criança.

Três mil profissionais de saúde irão atuar em mais de 200 Unidades de Saúde, que estarão funcionando das 8 às 17 horas. Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário