07/10/2013

Projeto Grupo Oficina de Memória na CF Zilda Arns no Complexo do Alemão


O grupo Oficina de Memória é uma iniciativa construída a partir das necessidades que o novo cenário sócio-demográfico nos impõe. Parte do reconhecimento de que o crescente segmento de idosos precisa criar uma rede de relacionamento entre si e entre as organizações com novas técnicas de inclusão.
Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos. Semelhante ao que ocorre com exercícios musculares realizados para se manter a forma física, a atividade cerebral também deve ser realizada com freqüência, sempre procurando-se estimular nossos principais sentidos: olfato, gosto, tacto, visão e audição, bem como nossa memória e inteligência. Esse tipo de exercício pode ser denominado "Fitness" Cerebral. 

O grupo Oficina de Memória utiliza a memória como método de resgate da história afetiva vivida, através da técnica Oficina de Memória Autobiográfica. 
O conceito de que a função faz o órgão aplica-se tanto ao "fitness" muscular quanto ao "fitness" cerebral. Devemos identificar nossas diversas habilidades mentais e exercitá-las, sempre com regularidade. Devemos estimular nossas percepções, nossa memória (recente e antiga) , noções espaciais, habilidades lógicas e verbais, etc. 

Os exercícios cerebrais nada mais são do que estímulos às funções cerebrais que podem estar decadentes devido à idade e que já foram ativas no passado. A ativação deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeições ou mesmo durante as compras. 


População alvo:  usuários maiores de 60 anos. 

Recursos Humanos: Agente Comunitária de Saúde, graduada em fonoaudiologia Luciane Correia de Souza / Equipe Nova Brasília.  Colaboradores: Professores de Educação Física: Alex Albuquequer e Margareth
Agente Experiente : Antonio

Metodologia: Realizar uma AVALIAÇÃO MULTIMENSIONAL DO IDOSO (anamnese, atividade de vida diária, cognição, humor, mobilidade, comunicação, visão, audição, voz, saúde bucal,  sono, medicamentos, avaliação ambiental com risco de quedas.

O grupo Oficina de Memória promove encontros semanais com o mesmo grupo de participantes com uma hora de duração podendo se estender um pouco mais de acordo com a dinâmica e a participação dos usuários. Os grupos são de até 20 participantes.
Local; Auditório C.F. Zilda Arns
Todas as Quinta Feira ás 10hs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário