29/03/2011

Gestantes são beneficiadas no programa Cegonha Carioca

Gestantes são beneficiadas no programa Cegonha Carioca
Matéria publicada no  Portal da SMSDC

 A Prefeitura do Rio lança, nesta segunda-feira, 28, o Programa Cegonha Carioca. Um projeto inédito que vai ampliar e qualificar o atendimento oferecido às gestantes da cidade. Com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal, no Cegonha Carioca a grávida sabe em que maternidade vai ter o seu bebê já no terceiro trimestre de gravidez, recebe enxoval para o recém-nascido e conta com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto. 
Em sua primeira fase, o Cegonha Carioca vai beneficiar cerca de seis mil grávidas, moradoras da Rocinha, de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Ao longo dos próximos 12 meses, o programa será gradativamente ampliado para toda a cidade. Atualmente, em metade da cidade o parto já é referenciado, isto é, a grávida já tem a garantia da maternidade onde vai fazer seu parto.  
Com o programa, as gestantes que realizam o pré-natal em unidades da rede básica municipal recebem o Passaporte Cegonha, onde fica registrada a maternidade de referência para a realização do parto. As mulheres cadastradas e um acompanhante visitam a sua maternidade com antecedência, conhecem a estrutura do local e tiram dúvidas sobre o momento da internação e do parto. Durante a visita, recebem um enxoval para o seu filho. Quando chega a hora do parto, a gestante tem uma ambulância exclusiva para leva-lá até a maternidade.

Veja nesse Blog:

Responsáveis pela linha de cuidado da mulher na CAP 3.1:
Cristiane Saad - e-mail:cristianesaade@rio.rj.gov.br ou cmsaad@ig.com.br
Liane Savary - e-mail:liane.savary@smsdc.rio.rj.gov.br ou lisavary@hotmail.com

Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS)
3868-3770/3887-4670/3887-4693 Ramais 219/220
Linha Direta 3105-3845



Nenhum comentário:

Postar um comentário