28/03/2011

Uma Atenção Primária embasada e estruturada na Estratégia Saúde da Família

Mensagem de Carlo Cunha,
Coordenador de Saúde da Família da Cidade do Rio de Janeiro

"A Estratégia Saúde da Família é hoje a grande prioridade da prefeitura do Rio de Janeiro.
O Rio vem construindo nestes últimos dois anos uma verdadeira reforma no seu sistema de saúde: reforma esta conduzida pela reorganização dos serviços de atenção primária à saúde e fortemente embasada e estruturada na Estratégia Saúde da Família. Este é o caminho. E este é o entendimento de todos na secretaria municipal de saúde e prefeitura. Vivemos uma janela política e de oportunidades muito favorável para a APS. Temos uma gestão disposta, focada e empenhada em construir, pela Estratégia Saúde da Família, uma forte base para o sistema de saúde. É isto o que está acontecendo.

Nesta linha, a prefeitura decidiu por divulgar campanhas publicitárias (televisão e rádio) falando sobre o trabalho das equipes. A primeira peça publicitária que foi ao ar pode ser vista no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=ry3HpfS1v_M . Nos próximos meses virão outras, sempre abordando um aspecto específico do trabalho das equipes de saúde da família.

Ao mesmo tempo, notícias muito positivas vem sendo divulgadas em diferentes veículos da imprensa: jornais, revistas, portais de notícias na internet. A seguir alguns exemplos:

O Globo 8/3/2011 - Prefeitura do Rio atribui a programa de saúde queda de 10% na taxa de mortes por doenças do coração:http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/08/prefeitura-do-rio-atribui-programa-de-saude-queda-de-10-na-taxa-de-mortes-por-doencas-do-coracao-923966925.asp .

O Globo - Vídeo da reportagem acima com depoimentos de pessoas atendidas pelas equipes de saúde da família e profissionais:http://oglobo.globo.com/rio/video/2011/22485/ .

É possível sim.
Sistemas de saúde de qualidade e com dignidade são feitos a partir de forte Atenção Primária à Saúde. Forte extensão da APS no Brasil vem sendo construída e alcançada há 16 anos pela Estratégia Saúde da Família contribuindo em muito para o fortalecimento do SUS.
Ministro Alexandre Padilha, Secretário Hans Dohmann e Prefeito Eduardo Paes 

É possível fazer!
Lembro (foi divulgado aqui em nossa lista no início de janeiro e no site do DAB:http://dab.saude.gov.br/noticia/noticia_ret_detalhe.php?cod=1169) que o ministro Alexandre Padilha, acompanhado do ministro Luiz Sérgio e do Hêider, diretor do DAB, em sua primeira agenda pública fora de Brasília, no início da gestão há pouco mais de 2 meses, veio ao Rio, inaugurou uma Clínica da Família, se comprometeu com o modelo definido pela cidade (a ESF) e disse querer fazer do Rio "o terreno fértil para construir soluções em saúde; prá mostrar que é possível fazer". O Rio está fazendo e tem o apoio do ministério. Acredito que aqueles que seguirem este caminho também terão. Os principais trechos da fala do ministro na inauguração podem ser vistos no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=Zzv5hDN_DOQ&feature=mfu_in_order&list=UL ."

Um abraço cordial,
Carlo Roberto H da Cunha
Médico de Família e Comunidade
Coordenador de Saúde da Família
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário