31/03/2011

Gestão da Clínica na Atenção Primária

Ferramentas:
Gestão da Clínica


A gestão da clínica é o conceito segundo o qual as organizações de saúde são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, garantindo altos padrões de qualidade através da criação de um ambiente onde a excelência floresça (Quality in the New NHS, Dept Health, 1998), em suma, é o processo através do qual as organizações de saúde se responsabilizam pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela salvaguarda de padrões elevados de qualidade da atenção.
...............................................................

Ciclo de Debates SUBPAV 2011 - Tema “Gestão da Clínica”

Apresentação sobre Gestão Clínica (clique aqui)


...............................................................
Lista de portais da internet sobre Efetividade Clínica na APS
1)     Telessaúde Brasil Atenção Primária à Saúde: portal do Programa Nacional de Telessaúde (BVS – Ministério da Saúde). Potente ferramenta para auxiliar os profissionais da Atenção Primária no dia-a-dia de trabalho. Apresenta a seguinte estrutura: Perguntas e Respostas Clínicas em APS; Calculadoras de Saúde; Revisões Sistemáticas traduzidas; Políticas e Diretrizes do Ministério; Diretrizes da SBMFC; Diretrizes da AMB; aulas, videoconferências, manuais.

2)     Telessaúde UERJ: portal do núcleo Rio de Janeiro do projeto descrito acima. Oferece cursos on-line, teleconferências gravadas, eventos gravados, teleconsultoria.

3)     Cadernos da Atenção Básica: material disponível no portal do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde. Os Cadernos de Atenção Básica contribuem no fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de saúde de várias partes do país. São oferecidos gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na correta implementação do modelo assistencial de atenção primária à saúde. É um importante instrumento de valorização das práticas de saúde.

4)     Clinical Governance: portal do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido especificamente com material educativo sobre a ferramenta Gestão da Clínica.

5)     Centro Cochrane do Brasil: portal que tem a missão de elaborar, manter e divulgar revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados, apresentando o melhor nível de evidência para a tomada de decisões em saúde.

6)     Casos Complexos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC): O Software Educativo idealizado e formulado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), na qualidade de representante dos profissionais médicos atuantes no cuidado integral, continuado e contextualizado das pessoas, famílias e populações abrangidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), e outros serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), propõe contribuir com o campo do desenvolvimento profissional em serviço da especialidade médica Medicina de Família e ComunidadeLink: http://casoscomplexos.com.br/index.php


Matérial Organizado por
Carlo R. H. Cunha
Médico de Família e Comunidade
Coordenador de Saúde da Família
S/SUBPAV/SAP/CSF


Um comentário:

  1. A CAP 3.1 tem um vigor na defesa da cidadania e uma compreensão de que o SUS é para a sociedade brasileira, ainda que estratificada, parabéns!!!

    ResponderExcluir